
Um panorama de jornais brasileiros sobre a Revolução Republicana Chinesa de 1911-12 

Palavras-chave: História da China; Revolução Xinhai; República Chinesa; Imprensa Brasileira. 

Bruno Pontes Motta  

A 12 de Fevereiro de 1912, no terceiro ano do governo Xuantong 宣统, a última dinastia imperial 

a de fato governar a China abdicou do trono. Para todos os interessados no país, de negociantes a 

estudiosos e aventureiros, o evento foi marcante. Não foram poucos os que o interpretaram a partir 

da escala teleológica euro-americana da história, como fez o capelão do exército britânico no norte 

da China, Rev. Frederick Brown (1861-?), quando disse que “ela [a China] saiu do feudalismo 

para o absolutismo e depois para o constitucionalismo.” Tal escala parecia confirmar-se quando 

comparada a outros eventos da época, como a proclamação da República de Cuba em 1902, a 

adoção de uma constituição pela Rússia em 1906 e Império Otomano em 1908, e a proclamação 

da República Portuguesa em 1910. De fato, a Gazeta de Notícias chegou a publicar, sobre a 

Revolução Chinesa, que “poder-se-ia julgar que se tratava de um outro cinco de outubro de 

Portugal” (31/12/1911).  

Livros, conferências, materiais iconográficos e peças teatrais foram realizadas na época, 

alimentados por esse contexto revolucionário. Como é de se esperar, a imprensa foi uma das 

primeiras instituições a se debruçar sobre a situação chinesa de forma extensiva. Este trabalho 

busca trazer à tona as discussões da época sobre a República Chinesa ao ter como plano de fundo 

o caso brasileiro, tal como evidenciado na imprensa. De antemão, é preciso dizer que, nesse

período, fontes brasileiras sobre o tema foram apenas timidamente investigadas, quando muito.

Portanto, como trazer as discussões jornalísticas da época? Um único jornal, por mais popular,

dificilmente abarcaria sequer uma sinopse das impressões brasileiras. Para tentar contornar um

pouco as diferenças regionais foram escolhidos três jornais, a fim de triangular as informações: o

Diário de Pernambuco, com sede em Recife, a Gazeta de Notícias, com sede no Rio de Janeiro, e

o Correio Paulistano (que era o Boletim Oficial do Partido Republicano), com sede em São Paulo.

O trabalho de investigação nesses três jornais no período revolucionário (1911-12) gerou quase 

250 páginas de transcrições de matérias que referenciam a China direta ou indiretamente. Isso seria 

difícil sem o auxílio da sinologia, a exemplo da coletânea de artigos de autores chineses organizada 

por Joseph Esherick e George Wei, China: how the Empire fell (2014), e a atenção de que a própria 

imprensa não pode ser destacada de seu contexto histórico, mas deve ela própria também ser 

contextualizada e questionada. Logo, que tipos de matérias podemos encontrar? O que se percebia 

sobre a China e sobre seu processo revolucionário? Como foi narrado esse processo e o que era de 

fato compreensível? Houve contradições? Essas são algumas das questões que tenta-se responder 

aqui.  




